Read Time:2 Minute, 45 Second

Na virada para o ano novo, confira como se prevenir de acidentes com eletricidade

0 0

RECOMENDAÇÕES

Na virada para o ano novo, confira como se prevenir de acidentes com eletricidade

Prevenção é preciso tanto em lugares abertos quanto fechados

31 DEZ 19 – 15h:10FÁBIO ORUÊ

Último dia do ano e os preparativos para celebrar a virada do ano já começaram na casa dos sul-mato-grossenses. Caixas de som, tendas, luzes coloridas, extensões e fogos de artifícios são um perigo em potencial e para evitar situações inesperadas durante as festas, é importante redobrar a atenção ainda durante a montagem dos equipamentos, tanto em eventos realizados em locais abertos, quanto em espaços fechados, afinal todos os convidados precisam estar seguros para brindar a chegada do novo ano.

Além de buscar sempre contratar profissionais qualificados para realizar as instalações elétricas, existem outros cuidados que devem ser tomados, como explica Rodolfo Pinheiro, gerente do Departamento da Construção e Manutenção da Distribuição da Energisa, concessionária que administra a rede de energia elétrica da maioria das cidades do Estado. 

“Deve-se evitar a sobrecarga de aparelhos eletrônicos nas tomadas, não tocar em fios partidos ou descascados, não efetuar ligações diretas, não subir em postes, não utilizar arames ou fios metálicos perto da rede de energia elétrica”, recomendou ele, que também lembra que o uso das extensões deve ser feito sempre com carga compatível com a rede. 

É preciso atenção também durante a montagem das tendas, comuns nessa época do ano com a chegada da temporada de chuvas. “Caso haja instalação de coberturas é necessário deixá-las bem fixadas para não ser lançadas contra a rede elétrica em caso de ventos fortes. Atenção redobrada para não instalar em baixo da rede para evitar um contato acidental”, orienta Pinheiro. 

Os fogos de artifícios, muito utilizados quando o relógio marca meia-noite, também podem ocasionar problemas se não forem bem utilizados. “Eles podem ser os vilões da festa de réveillon, pois ao explodi-los em locais inadequados, podem atingir a rede elétrica, causando curto-circuito, interrompendo o fornecimento de energia, ou até mesmo incêndios”, complementa.

É também o caso dos acidentes de trânsito que chegam a atingir os postes de energia elétrica. “Além de ser um perigo à vida, acidentes assim podem ser fatais e levar à falta da distribuição em toda uma região. Por isso a importância de manter-se dentro do veículo e não tocar em partes metálicas, ou em fios e cabos caídos. Caso aconteça, entrar em contato, imediatamente, com a concessionária pelos canais de atendimento como o 0800 722 7272 e o Corpo de Bombeiros pelo 193”, finaliza.

 

Esse artigo foi útil para você?

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.



CORREIO DO ESTADO

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Previous post Vídeo: Retrospectiva 2019: Fake em Nóis relembra as notícias falsas mais bizarras do ano – 31/12/2019
Next post Consumidores aproveitam último dia do ano com funcionamento até tarde