Read Time:3 Minute, 11 Second

Estado detecta cepas em mais de 300 amostras no fim de agosto na Zona da Mata e Vertentes – Jornal Floripa

0 0

Dados são do painel de monitoramento da doença divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde e mostram que a variante delta tem registros em 9 municípios nas regiões. Saiba quais cidades têm notificações. Coronavírus
Getty Images via BBC
As regiões Sudeste, Centro Sul e Leste do Sul, que abrangem municípios da Zona da Mata e Campo das Vertentes, contabilizaram 303 amostras de variantes do coronavírus.
A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais (SES-MG) no painel de monitoramento, com atualização feita na última sexta-feira (27).
Até o momento, 45 municípios apresentaram notificações de cepas do vírus. A SES-MG registrou as variantes P.1*, P.2, B.1.1.7*, B.1.1.28, B.1.17*, B.1.617.2* (variante delta) e também com outras linhagens, sem especificar quais.
Dos 45 municípios com registro de variantes, Juiz de Fora é o que apresenta o maior índice, com 49 notificações, seguido de Além Paraíba (34) e Viçosa (25).
Variante delta
No que se refere à variante delta (B.1.617.2) 9 municípios registraram amostras com a variante. São eles: Juiz de Fora (11 casos), Divino (5), Espera Feliz (2), Carangola (5),Orizânia (1), Pequeri (1), Rio Novo (1 que evoluiu a óbito) , Tombos e São João del Rei (2).
Na última semana, o G1 mostrou que as prefeituras de Viçosa e Ubá também confirmaram casos da variante delta nos municípios. Apesar disso, o painel ainda não registra as notificações.
Leia também:
Variante delta da Covid: os sinais que ameaçam fim da pandemia mesmo após vacinação
Variante delta: Estado contabiliza morte e detecta cepa em 30 amostras na Zona da Mata e Vertentes
Veja abaixo a relação dos casos e variantes confirmados:
Região Sudeste
Região Centro Sul
Região Leste do Sul
Como funciona o painel das variantes?
Nos dados disponibilizados pela SES-MG, são consideradas todas as amostras que identificaram a variante delta, independente se foram confirmadas ou prováveis, pois para as ações de Vigilância Epidemiológica, a classificação das notificações não interfere.
Casos confirmados: aquela amostra que passou pela pesquisa de sequenciamento do genoma viral completo;
Casos prováveis: são aquelas amostras analisadas a partir de outras metodologias disponíveis como o sequenciamento de Sanger ou RT-PCR Diferencial, ambas são de análise parcial dos genes.
A pasta ainda ressalta que para o Ministério da Saúde só pode ser classificado como caso confirmado aquela amostra que passou pela pesquisa de sequenciamento do genoma viral completo.
O que é variante?
Variante é resultado de modificações genéticas que o vírus sofre durante o processo de replicação. Um único vírus pode ter inúmeras variantes. Quanto mais o vírus circula — é transmitido de uma pessoa para outra — mais ele faz replicações e maior é a probabilidade de modificações no material genético.
Mutação, variante, cepa e linhagem: entenda o que significam os termos ligados à evolução do coronavírus
As mutações podem ser mais contagiosas e ter até características que podem tornar as vacinas menos eficazes. Os impactos na pandemia são analisados por pesquisadores de todo o mundo.
Confira abaixo as especificações das variantes encontradas:
P.1*: variante encontrada na cidade de Manaus;
P.2: variante encontrada na cidade do Rio de Janeiro;
B.1.1.7* e B.1.17: variante encontrada no Reino Unido;
B.1.1.28: variante encontrada no Amazonas;
B.1.617.2*: variante encontrada na Índia.
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campo das Vertentes:

cgnews
https://i1.wp.com/jornalfloripa.com.br/wp-content/uploads/2021/07/cropped-cropped-10484140_1143312432348690_916167091426639881_n.jpg?fit=512%2C512&ssl=1

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Previous post Os brasileiros que estão revolucionando os nanomateriais
Next post Moto Edge 20 Lite x Realme 8 5G: veja qual é o melhor por menos de R$ 2.500 – 31/08/2021