Read Time:1 Minute, 26 Second

Entenda como é feita a hemodiálise | Viva Você

0 0

OGIMG
https://s2.glbimg.com/ZBUirQeuoVPPRb7jBx7hH8pYAUE=/1200x/smart/filters:cover():strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/5/D/eEJTEwSuSxE4AUOaCk4A/viva-voce-hemodialise.jpg

Quando os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue, o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina no organismo fica prejudicado. Em casos de insuficiência renal grave, a hemodiálise pode ser a alternativa para recuperar esse equilíbrio. O procedimento faz o trabalho que o rim doente não pode fazer, através de uma máquina, que retira o sangue do paciente para purificá-lo e devolvê-lo ao organismo depois de filtrado.

Como a doença renal não tem sintomas aparentes, é comum os pacientes descobrirem o problema já em estágio avançado. A análise de creatinina no sangue e exames de urina ajudam no diagnóstico precoce. Esses exames são ainda mais recomendados a pacientes com diabetes e hipertensão, que são os principais fatores de risco para doença renal.

Conforme o Censo Brasileiro de Diálise da Sociedade Brasileira de Nefrologia, mais de 130 mil pacientes fazem hemodiálise no Brasil. Além da hemodiálise, existe também a diálise peritoneal, feita pelo abdome, e que pode ser realizada em casa. Mais de 90% dos brasileiros que dialisam fazem hemodiálise regularmente em unidades de saúde.

O tratamento é indicado quando não é possível reverter a progressão da falência dos rins com remédios e mudanças na dieta. O tempo e a quantidade de sessões de hemodiálise variam conforme o quadro clínico de cada paciente.

Veja, no infográfico abaixo, como funciona:

Infográfico mostra o passo a passo de uma hemodiálise — Foto: Divulgação Infográfico mostra o passo a passo de uma hemodiálise — Foto: Divulgação

Infográfico mostra o passo a passo de uma hemodiálise — Foto: Divulgação

G 1
[IMG1]
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/viva-voce/noticia/2019/12/29/entenda-como-e-feita-a-hemodialise.ghtml

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Previous post É para você? Mercado de tec dá bolsas generosas e busca mais inclusão – 29/12/2019
Next post Queimadas também estão matando os animais no Pantanal