Read Time:3 Minute, 18 Second

Em vídeo, Marquinhos pede à população: “Ficar em casa é nossa arma mais poderosa”

0 0

Após decretar situação de emergência, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) divulgou um vídeo na tarde de hoje (19) pedindo à população consciência neste momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e evitar sair de casa.

No vídeo ele orienta à população se manter firme em casa durante a quarentena, pensar mais no próximo, pois o vídeo é altamente contagioso em alguns casos, e como é assintomático, pode ser transmitido para pessoas do grupo de risco como idosos, gestantes, enfermos, diabéticos e pessoas com deficiência física.

“As medidas de segurança, que antes soavam como certo exagero, agora se confirmam necessárias e indispensáveis no combate à disseminação desse vírus. É um inimigo letal e invisível. Ficar em casa é nossa arma mais poderosa. Deixo meu apelo como gestor público: não saiam de casa. Mantenham-se firmes na quarentena, e se precisar sair evitem locais de aglomeração”.

Outra recomendação é não entrar em pânico, procurar unidade básicas de saúde apenas se apresentar os sintomas do coronavírus como febre alta e problemas respiratórios. Além disso, a prefeitura já decretou que é proibido cortar água durante a pandemia.

“A prefeitura já suspendeu as aulas, eventos públicos, dispensou servidores com mais de 60 anos de idade, já reduzimos a jornada de trabalho, já proibimos companhia de água de cortar fornecimento de qualquer unidade consumidora nos próximos 60 dias”, finaliza.

Confira o vídeo: 

Venho aqui pedir a sua ajuda! É hora de olharmos para o próximo, de cuidarmos uns dos outros e deixarmos para depois o que não é urgente. Se possível, fique em casa, evite que o coronavírus se propague. Com cada um fazendo a sua parte, vamos vencer essa guerra.

Posted by Marquinhos Trad on Thursday, March 19, 2020

 

Prevenção é o caminho

A prevenção ao coronavírus é simples, e serve também para a maioria dos vírus que são transmissíveis por gotículas de saliva e por contato, como a influenza. O primeiro passo é higienizar as mãos regularmente com água e sabão.

Não é preciso fazer força. Basta esfregar gentilmente as mãos com sabonete ou sabão. Não esqueça a região entre os dedos e unhas, até a altura do pulso, por cerca de 20 segundos. Depois, seque bem com papel descartável. Se não houver água e sabonete, você pode usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

Também é recomendado higienizar as mãos com álcool em gel após tocar em superfícies compartilhadas, como corrimãos, maçanetas, barra de ônibus, dentre outros.

Outro hábito a ser incorporado na rotina é evitar, com as mãos sujas, toques no rosto e em áreas de mucosa, como olhos, nariz e boca. Ao espirrar e tossir, deve-se usar a parte interna do cotovelo para evitar a dispersão de micro-organismos no ambiente, e limpar o rosto com um lenço descartável, que deve ser colocado imediatamente no lixo.

As máscaras são indicadas a qualquer pessoa que manifeste sintomas gripais, como tosse, espirros e coriza, independente de ser ou não coronavírus, pois os itens ajudam a evitar a dispersão de gotículas de saliva. Porém, elas não têm eficácia de evitar a infecção.

Para prevenir infecções desse tipo, deve-se evitar aglomerações, espaços fechados e contato físico com pessoas com sintomas gripais. Também é recomendado não compartilhar objetos como canudos, talheres, bombas de tereré e chimarrão, piteiras e narguilés.

Por fim, a limpeza de ambientes e superfícies pode ser feita com facilidade usando-se produtos comuns de limpeza, como álcool 70%, água sanitária e desinfetantes em geral.



midiamax

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Previous post Ricas em antioxidante: confira os benefícios de 16 frutas vermelhas 20/03/2020 04h00
Next post Decretos são divulgados para ajudar no combate ao Novo Coronavírus