Read Time:3 Minute, 12 Second

Conheça mais sobre o preparo do vinho no Vale do Vinhedo

0 0

RIO GRANDE DO SUL

Conheça mais sobre o preparo do vinho no Vale do Vinhedo

Entre janeiro e março é a época da colheita das uvas, melhor período para visitar o local

13 JAN 20 – 07h:00NAIANE MESQUITA

Quem é apaixonado por vinho tem como aprender e conhecer mais sobre a bebida no Brasil. No Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul é possível percorrer as vinícolas impressionantes de Bento Gonçalves e de outras cidades encantadoras da região. 

O Vale dos Vinhedos fica a 120 km de Porto Alegre. A região foi uma das primeiras a receber os imigrantes italianos no final do século XIX.  São inúmeras vinícolas separadas por três cidades, sendo elas Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, formando então a Rota do Vinho.

O passeio fica ainda mais interessante durante a vindima, que é a época de colheita das uvas, entre os meses de janeiro e março. Neste período, os visitantes podem aproveitar programações especiais das vinícolas e dos restaurantes da região. 

Bento Gonçalves

Na cidade de Bento Gonçalves há mais de uma fazenda de uvas. Uma das principais é a Casa Valduga, que foi criada em 1875. A propriedade oferece visitas guiadas, apresentação de todo o processo de fabricação do vinho, degustação e cursos. No local ainda tem pousadas e restaurantes, que facilitam a vida dos turistas. O passeio em média custa em torno de 1h30 e custa R$ 40,00. 

Outra vinícola em Bento Gonçalves é Larentis. Diferente da anterior, a propriedade preza por experiências mais intimistas. Os visitantes podem conhecer os vinhedos e a produção local e degustar rótulos da casa. No local também há uma colheita no período da noite, em que o visitante faz o vinho e leva a bebida para casa.  A experiência é bem familiar, sendo que dependendo da época do ano, o turista auxilia até na poda das parreiras. 

Salton

Famosa pelo rótulo de espumantes, a Vinícola Salton também fica em Bento Gonçalves.  A área total é de 30 mil metros quadrados de área construída, com tanques gigantes e uma cave de espumantes que fica a 8 metros abaixo do nível da rua.  A degustação tradicional é gratuita.

 

Garibaldi

Uma das principais marcas de espumantes do país, a Chandon fica na cidade de Garibaldi, na rota dovinho. 

No local é possível conhecer as instalações e fazer uma degustação de seis rótulos da bebida. 

Monte Belo do Sul

A vinícola Calza é um dos lugares mais bonitos da cidade de Monte Belo do Sul. O vinho foi criado pela família Calza, que chegou no país após a Segunda Guerra Mundial. 

Os visitantes podem conhecer a propriedade que ainda mantém a beleza das propriedades familiares, degustar os rótulos produzidos na casa e ouvir excelentes histórias.

Trem

Além do carro existe uma forma de conhecer a rota do vinho, no Rio  Grande do Sul. A Maria Fumaça  passa por diversos morros, colinas, vales e rios. Ao todo são 23 km percorridos em duas horas, passando pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. O valor do ingresso é em média R$ 175 por pessoa.

O passeio inclui a Visita ao Parque temático Epopéia Italiana, que retrata a história de um casal de imigrantes italianos no século XIX. 

Esse artigo foi útil para você?

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.



CORREIO DO ESTADO

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Previous post Homem pede socorro em igreja depois de ser agredido a pauladas por conhecido
Next post Mulher invade casa do ex, o agride com socos, morde sogra no braço e os ameaçam de morte e…