Read Time:2 Minute, 26 Second

Comer diante da TV pode prejudicar desenvolvimento da linguagem das crianças, diz estudo francês | Viva você

0 0

OGIMG
https://s2.glbimg.com/VtBo6VDhH4M9o6i5lnNg_yyoILs=/1200x/smart/filters:cover():strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/s/G/Z31u0LSaAhbhVTpniAww/frm20200918004.jpg

A televisão não substitui as interações em família no momento das refeições: essa é a conclusão de um estudo realizado pelo Instituto Nacional da Saúde e da Pesquisa Médica da França. O trabalho publicado nesta terça-feira (8) na revista “Scientific Reports” salienta a importância das trocas verbais entre adultos e crianças para o aprendizado da linguagem.

As crianças de 3 a 6 anos passam, em média, cerca de duas horas por dia diante das telas. Várias pesquisas já haviam colocado em evidência a relação entre o tempo em frente a TV, smartphones e tablets e o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. No entanto, poucos estudos abordaram o contexto destas práticas, a exemplo do novo trabalho do Instituto Nacional da Saúde e da Pesquisa Médica da França (Inserm, sigla em francês).

Os pesquisadores acompanharam 1.562 crianças durante vários anos. Eles perceberam que aos 5 anos e meio de idade as que foram expostas à televisão durante as refeições em família tinham um cotidiano intelectual verbal inferior de 3 pontos em relação aos que não assistiam à TV enquanto se alimentavam.

Segundo os autores do estudo, “a linguagem é uma prática social e a interação humana desempenha um papel importante em sua aquisição”. O desenvolvimento da capacidade de comunicação infantil é fortemente influenciado pelo local onde vivem “por interações que têm com os pais, irmãos e irmãs, bem como com outras crianças”, afirma o estudo.

Freio às interações verbais

Pesquisador do Inserm e coautor do trabalho, Jonathan Bernard afirma que “a televisão ligada durante as refeições pode constituir um freio às interações verbais das crianças, diminuindo a qualidade e a quantidade de conversas entre pais e filhos”. Segundo ele, a interação verbal é importante para um melhor desenvolvimento da linguagem, mesmo que os pequenos assistam a programas específicos para eles, como desenhos animados e outros programas.

Os pesquisadores também puderam medir o tempo de exposição às telas e, mais especificamente, a frequência deste acesso durante as refeições em família, momentos importantes de contato e trocas verbais entre adultos e crianças. Questionários foram preenchidos por pais e mães de 1.562 crianças nas idades de 2, 3 e 5 anos e meio.

Os adultos indicaram principalmente quantas vezes a televisão permanecia ligada durante esses momentos de “convivialidade”. Entre as crianças, o tempo passado diante de computadores e vídeo games também foi considerado. “Os resultados nos motivam, então, a dar uma maior importância ao contexto em que se inscreve a exposição às telas e não apenas ao período dedicado a essa prática”, ressaltam os autores do estudo.

Veja mais vídeos de Viva Você

G 1
[IMG1]
https://g1.globo.com/bemestar/viva-voce/noticia/2021/06/08/comer-diante-da-tv-pode-prejudicar-desenvolvimento-da-linguagem-das-criancas-diz-estudo-frances.ghtml

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Previous post ficha técnica, preço e mais
Next post Agora intubado, Name esperou 5 dias para ser hospitalizado