Read Time:2 Minute, 21 Second

Chega no Estado 15 mil doses de pentavalente; Capital receberá 2 mil

0 0

VACINA

Chega no Estado 15 mil doses de pentavalente; Capital receberá 2 mil

Postos devem ser abastecidos na próxima segunda-feira

11 JAN 20 – 10h:28IZABELA JORNADA

Doses da vacina pentavalente chegam em Campo Grande. Das 15 mil doses, 2 mil serão distribuídas entre os postos de saúde da Capital. A expectativa é de que, a partir da próxima terça-feira (14), todas as unidades estejam abastecidas.

O Ministério da Saúde começou a distribuir nesta quinta-feira (9) 1,7 milhão de doses da vacina pentavalente aos estados, que vão encaminhá-las em seguida aos municípios. De junho a dezembro do ano passado, a oferta foi irregular devido a problemas com os fornecedores. A vacina garante proteção contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta). 

Para o Estado de Mato Grosso do Sul foram encaminhadas 15 mil doses. De acordo com a Secretária de Estado de Saúde (SES) se as 2 mil doses forem insuficientes, o esquema de substituição pelas vacinas DTP voltarão a ocorrer. 

O fornecimento da vacina foi interrompido porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em junho de 2019, reprovou um lote do produto, que era importado de um laboratório indiano.

Os primeiros problemas com a vacina, produzida pela Biologicals E. Limited, foram identificados no início do ano passado. Três lotes foram reprovados pelo Instituto Nacional de Qualidade em Saúde (INCQS) e a Anvisa reprovou a importação do produto em junho.

O ministro afirmou que o problema teria sido causado pela mudança na logística de transporte da vacina. Isso teria alterado a temperatura do composto químico e feito a Anvisa reprovar o material. Dados Ministério da Saúde dão conta de que todos os meses 800 mil doses desta vacina são aplicadas no país. 

Esse artigo foi útil para você?

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.



CORREIO DO ESTADO

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Previous post Negada liberdade a segundo denunciado por matar jovem e desovar corpo
Next post Brasileiros estudam “tinta 3D” para entender melhor doenças como Alzheimer – 11/01/2020