Read Time:1 Minute, 48 Second

Berinjela gratinada com molho bechamel: receita nutritiva e fácil de fazer Chef Funcional

0 0

Crédito: Caio Cezar/ VivaBem

A berinjela possui um aspecto tenro quando assada ou cozida em líquidos (como o molho bechamel ), ela mantém uma estrutura firme junto à casca e acaba sendo muito procurada por quem está em transição pela retirada da carne, seja na segunda sem carne, seja para vegetarianos.

Mas, além disso, a berinjela é um alimento versátil, de sabor forte e marcante, e muito nutritivo: possui ácido clorogênico, cafeíco e flavonoides que atuam como potentes antioxidantes. Ainda fornece um bom aporte de vitaminas B1, B2 e B6, além de ser rica em fibras e baixíssimo valor calórico.

Ingredientes

  • 1 berinjela grande (ou 2 pequenas)
  • 300 ml de “leite” de amêndoas
  • Sal e pimenta moída na hora a gosto
  • 1 ponta de colher (chá) de noz-moscada moída na hora (não ultrapasse a quantidade para não ficar muito forte)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou manteiga ghee (ou óleo de coco)
  • 2 colheres (sopa) de farinha de arroz ou de grão-de-bico (opções sem glúten, mas pode usar de trigo integral também, se preferir)
  • 10 folhas pequenas de manjericão
  • 1 colher (chá) de folhas de tomilho

Preparo

  1. Corte as berinjelas em cubos médios iguais e deixe de molho na água (até cobrir) e sal (a gosto) por 10 a 15 minutos.
  2. Enquanto isso prepare o bechamel: em uma panela, coloque a manteiga e a farinha e deixe que cozinhem até formar uma pastinha cremosa, quanto mais tempo deixar, mais escuro será seu molho, então cuidado para não escurecer a cor da farinha.
  3. Após isso, coloque o leite vegetal em fio lentamente, fora do fogo, mexendo sempre com uma espátula. Assim que tiver despejado todo o leite, volte ao fogo para cozinhar e engrossar. Tempere com pimenta, sal e noz moscada nessa hora.
  4. Aqueça um forno e coloque em uma travessa todos os cubos de berinjela. Cubra com o molho bechamel e coloque as folhas frescas por cima.
  5. Leve ao forno (200 graus) durante 30 minutos. Se quiser gratinar, acrescente queijo parmesão ou pecorino (que são mais maturados) por cima e ligue a opção grill do seu forno, deixe por mais 10 minutos para que asse bem a crosta de queijo por cima.

CORREIO DO ESTADO

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Previous post Vídeo: Apagou fotos no WhatsApp sem querer? Tem um jeito de recuperar as imagens – 05/01/2020
Next post VÍDEO: Cobrança de dívida de R$ 19 mil termina com briga e moradora puxada pelos cabelos por PM